História do Cartório em São Paulo

Tem vontade de conhecer mais sobre a história dos cartórios em São Paulo? O estado de São Paulo conta atualmente com 1.669 cartórios espalhados por todo o estado, com diversas funções.

A história do Cartório em São Paulo

A histórias do cartório no estado paulistano remonta também a implantação da Constituição Federal, no ano de 1988, quando ficou determinado que as atividades estariam sob domínio dos tabelionatos. Antes disso, a maior parte das atividades relacionadas a registros – nascimento, casamento e óbito – era realizada pelo poder eclesiástico.

Partindo disto, o primeiro Cartório de Notas foi instituído na capital São Paulo, no bairro de Santa Cecília. O local, que já tem mais de 300 anos de atividades, teve início próximo à igreja da Sé, no ano de 1740.

A idade do Cartório é fator determinante para que ele seja um bom exemplo de ações relacionadas ao Cartório. No local, por exemplo, é possível encontrar diversos documentos que tratam sobre assuntos de extrema importância no país, tais como

Devido à importância desses documentos, os livros que tratam sobre o assunto são, inclusive, guardados em caixa à prova de água e fogo.

Cartórios em todo o estado de São Paulo

O estado de São Paulo conta atualmente com 1669 cartórios, sendo 816 apenas destinados ao Registro Civil de Pessoas.

Os cartórios estão distribuídos em toda área correspondente ao Estado. A capital São Paulo está em primeiro lugar no número de tabelionatos, com 140 cartórios, seguido das cidades de Campinas, com 22 cartórios, e Santos, com 15 tabelionatos.

Os cartórios tratam sobre o que

Dentre os cartórios presentes no Estado, temos diversos serviços, que incluem desde o registro civil de pessoas – com nascimento, casamento e óbito – a atos referentes a embarcações marítimas. São eles: