Tem vontade de conhecer mais sobre a história dos cartórios em São Paulo? O estado de São Paulo conta atualmente com 1.669 cartórios espalhados por todo o estado, com diversas funções.
A história do Cartório em São Paulo
A histórias do cartório no estado paulistano remonta também a implantação da Constituição Federal, no ano de 1988, quando ficou determinado que as atividades estariam sob domínio dos tabelionatos. Antes disso, a maior parte das atividades relacionadas a registros – nascimento, casamento e óbito – era realizada pelo poder eclesiástico.
Partindo disto, o primeiro Cartório de Notas foi instituído na capital São Paulo, no bairro de Santa Cecília. O local, que já tem mais de 300 anos de atividades, teve início próximo à igreja da Sé, no ano de 1740.
A idade do Cartório é fator determinante para que ele seja um bom exemplo de ações relacionadas ao Cartório. No local, por exemplo, é possível encontrar diversos documentos que tratam sobre assuntos de extrema importância no país, tais como
- Escrituras de alforrias;
- Permutas de escravos por animais;
- Documentos de compra e venda de terrenos;
- Doação de terras para Igreja;
- Aberturas de estabelecimentos, dentre outros.
Devido à importância desses documentos, os livros que tratam sobre o assunto são, inclusive, guardados em caixa à prova de água e fogo.
Cartórios em todo o estado de São Paulo
O estado de São Paulo conta atualmente com 1669 cartórios, sendo 816 apenas destinados ao Registro Civil de Pessoas.
Os cartórios estão distribuídos em toda área correspondente ao Estado. A capital São Paulo está em primeiro lugar no número de tabelionatos, com 140 cartórios, seguido das cidades de Campinas, com 22 cartórios, e Santos, com 15 tabelionatos.
Os cartórios tratam sobre o que
Dentre os cartórios presentes no Estado, temos diversos serviços, que incluem desde o registro civil de pessoas – com nascimento, casamento e óbito – a atos referentes a embarcações marítimas. São eles:
- Serviços de Notas – procurações, escrituras;
- Protesto de Títulos – lavra documentos de protestos de títulos;
- Registro de Imóveis – todas as atividades referentes à uma propriedade, incluindo registro e averbação;
- Registro Civil de Pessoas Físicas – registro de nascimento, casamento e óbito, além de atos relativos à essas questões;
- Registro de Pessoa Jurídica – relativo a contratos, atos, dentre quaisquer ação relacionada ao ofício;
- Serviços de Contratos Marítimos – atos que tratam em específico de embarcações marítimas;
- Serviços de Registro de Distribuição – trata da distribuição de serviços.